Termos e condições

1. Identificação do Titular e Informação Geral

1.1. Os presentes Termos e Condições regulam o acesso e o uso do site da titularidade de FRI, Lda. ,com NIPC 508483689 e com morada na Rua Cidade de Bruxelas, n. º12, 5430-492 – Valpaços, assim como as condições de venda dos serviços e produtos oferecidos pela nossa loja online
1.2. Como utilizador da FRI deve aceitar integralmente as presentes condições de utilização, assim como as diferentes modificações das cláusulas contratuais adicionais que a FRI inclua no futuro.

2. Dados do Utilizador e Conduta

2.1. Para poder adquirir os produtos oferecidos através do nosso site, os utilizadores poderão escolher entre:
2.1.1. Registar-se previamente: o utilizador pode registar-se preenchendo o formulário de registo que está no topo deste sítio ou durante a finalização de compra, sinalizando a opção para criação de conta. Os dados requeridos para o registo (e-mail e password) são solicitados com o fim de poder tramitar os pedidos de compra bem como as encomendas e manter o utilizador informado sobre o processo da mesma;
2.1.2. Pedido de compra e comprar sem registo: o utilizador pode realizar uma compra sem se identificar previamente. Durante o processo, o utilizador deverá facultar à FRI os dados de faturação e de envio necessários para lhe fazer chegar a encomenda.
2.2. O utilizador comprova que os seus dados estão corretos e completos e informa imediatamente a FRI quando haja alguma alteração ou modificação na informação que facultou no processo de compra. O utilizador compromete-se a fazer uso lícito e diligente de toda a informação e conteúdos que tenha acesso e todo ele de acordo com os princípios de boa-fé e com respeito em todo o momento pela ordem legal vigente.
2.3. Do mesmo modo, o utilizador assume o compromisso de não provocar, de forma negligente ou dolosa, danos ou prejuízos que possam colocar em causa o normal funcionamento do nosso site, assim como não introduzir ou difundir vírus informáticos que possam produzir alterações não autorizadas aos conteúdos ou dos sistemas integrantes do mesmo.
2.4. Não é permitido o uso da informação do utilizador por parte do site para qualquer tipo que não seja o específico da compra, salvaguardando-se a confidencialidade, privacidade e/ou qualquer outro direito individual do utilizador.

3. Encomendas e Condições de Venda

3.1. A FRI admite encomendas para Portugal bem como para o estrangeiro. Os diferentes destinos estão sujeitos às condições de envio estabelecidas, bem como ao preçário em vigor no momento da compra.
3.2. A FRI garante que coloca à venda no seu site as unidades que dispõe, as quais ficam alocadas a este fim.
3.3. No caso do produto não estar disponível, depois de realizada a encomenda, o utilizador será informado por e-mail ou telefonicamente, oferecendo-se a possibilidade de devolução do montante através do respetivo método pagamento ou proceder à entrega mediante disponibilidade futura e/ou de trocar o produto por outro semelhante.

4. Preços

4.1. Os preços indicados nos produtos através do site são expressos em euros e incluem IVA e demais impostos que possam corresponder.
4.2. A FRI disponibiliza o envio da encomenda (Envio Normal) a que acresce o seu custo ao preço total da encomenda.
4.3. O envio (Envio Normal) será totalmente gratuito para compras superiores a 30 euros ou terá um custo acrescido caso o valor da compra for inferior a 30 euros.

5. Métodos de Pagamento

5.1. Os pagamentos são sempre efetuados em euros. O utilizador poderá escolher o pagamento da sua encomenda durante a finalização de compra, tendo os seguintes métodos de pagamento à disposição:
5.2 Referência Multibanco (MB)
5.2.1. No processo de encomenda deverá selecionar pagamento via Multibanco, que irá gerar uma referência para pagamento. Após pagamento, a FRI é imediatamente informada do mesmo, pelo que o utilizador não precisa de confirmar o pagamento, nomeadamente pelo envio do comprovativo de pagamento.
5.2.2. Os pagamentos por Referência Multibanco podem ser efetuados através da Rede de Caixas Multibanco ou através do Homebanking. Ao finalizar a sua encomenda, será gerada automaticamente uma referência Multibanco, a qual estará igualmente disponível na conta de cliente, caso tenha optado pelo registo no site.
5.2.3. Para efetuar o pagamento numa caixa Multibanco, deverá selecionar a opção “Pagamento de Serviços/Compras” e inserir a entidade, referência e valor correspondentes.
5.4 Paypal
5.4.1. O utilizador pode optar pelo pagamento por PayPal devendo indicar os dados (e-mail e password) e a encomenda será imediatamente considerada “Em processamento”. Não é necessário enviar o comprovativo de pagamento.
5.4.2. A transação é feita nos servidores do PayPal, pelo que a FRI não guarda quaisquer dados referentes ao seu cartão de crédito.
5.5 Cartão de Crédito
5.5.1 O utilizador deverá pagar o valor correspondente à sua encomenda através de cartão de crédito.

6. Informação Sobre os Produtos e Serviços

6.1. Os dados incluídos no nosso site nas descrições dos produtos baseiam-se na informação fornecida pelos fornecedores e têm uma função meramente informativa.
6.2. A FRI declina qualquer responsabilidade pelo surgimento de erros nessa informação, embora se comprometa a tomar todas as medidas ao seu alcance para corrigir, com a maior brevidade possível, os referidos erros ou omissões após ter sido informada dos mesmos.

7. Prazos, Locais de Entrega e Extravios

7.1. Entrega do produto
7.1.1. Nos métodos de pagamento Referência multibanco e Transferência bancária, os produtos são reservados durante 5 dias para os métodos de pagamento aplicáveis. Caso a FRI não receba o pagamento da encomenda durante este período, a encomenda será cancelada.
7.1.2. A encomenda será enviada após a FRI receber a confirmação de que o pagamento foi finalizado.
7.1.3. A FRI compromete-se a entregar o produto no estado novo na morada indicada pelo utilizador. Com o objetivo de otimizar a entrega, o utilizador pode indicar uma morada na qual a encomenda possa ser entregue dentro do período laboral normal.
7.1.4. Para evitar incidências na entrega (moradas erradas, impossibilidade de contactar alguém na morada, etc…), é indispensável preencher corretamente o respetivo formulário, sendo obrigatório preencher o campo correspondente ao telefone de contacto (recomendável que se trate de um telemóvel).
7.1.5. A FRI não será responsável por erros de entrega quando estes se deverem ao facto de a morada introduzida no formulário pelo utilizador não corresponder à realidade, ser falsa ou tenha sido omitida.
7.1.6. Sem prejuízo do disposto no ponto anterior, a FRIcompromete-se a adotar as medidas que se encontrem ao seu alcance para que a entrega das encomendas possa efetuar-se dentro do tempo acordado ou, não sendo possível, para que seja efetuada com maior brevidade possível.
7.2 Custos de envio, prazo de entrega e notificação
7.2.1. A FRI disponibiliza o envio para Portugal e para o estrangeiro.
7.2.1.1. O custo pode ser calculado na página de finalização de compra ou de carrinho, adicionando os produtos que deseja adquirir. O prazo de entrega da encomenda em Portugal continental será de 3 a 4 dias úteis, a contar a partir do momento em que o utilizador receba a confirmação de compra da encomenda.
7.2.1.3. Para as ilhas dos Açores e Madeira e para o estrangeiro: o prazo de entrega da encomenda será de 6 a 9 dias úteis a contar a partir do momento em que o utilizador receba a confirmação de compra da encomenda.
7.2.2. Caso o utilizador opte pelo método de pagamento de transferência bancária ou multibanco, o prazo de entrega do produto começará a contar desde o dia útil seguinte à confirmação de entrada do valor da encomenda na conta da FRI.
7.2.3. As datas de entrega estipuladas têm carácter estimativo e a responsabilidade no transporte está a cargo da empresa transportadora escolhida para realizar a entrega.
7.2.4. A FRI informa que não será possível o envio de encomendas a apartados de correio, bem como as entregas são feitas somente em dias úteis da semana, salvo se forem feriados nacionais ou municipais.
7.3 Formas de Entrega
7.3.1. A FRI utiliza o serviço de transportadora mais adequado para o envio de todas as encomendas em função da morada de entrega do utilizador.
7.3.2. Caso o destinatário da encomenda não esteja presente no momento da entrega da encomenda, será deixada uma notificação para o destinatário entrar em contacto com a transportadora e reagendar a entrega da encomenda. O prazo para levantamento da encomenda é de 3 dias úteis a contar da data da tentativa de entrega. Para proceder ao levantamento da mesma, o destinatário deverá apresentar a notificação deixada pelo estafeta, bem como o seu bilhete de identidade ou cartão de cidadão.
7.3.3. Caso o destinatário não possa proceder ao levantamento da encomenda pessoalmente, esta poderá ser levantada por terceiros, desde que a notificação esteja assinada conforme o seu bilhete de identidade ou cartão de cidadão e seja anexada uma cópia deste documento de identificação. Se a encomenda não for levantada num prazo de 3 dias úteis, ser-nos-á devolvida.
7.3.4. Se a morada de entrega indicada por si estiver incorreta ou incompleta, o estafeta da transportadora não terá forma de lhe deixar uma notificação, pelo que a encomenda entrará de imediato em processo de devolução à FRI.
7.3.5. A FRI não se responsabiliza por eventuais atrasos que sejam da responsabilidade da transportadora. No entanto, e caso exceda os dias acima referidos, por favor entre em contacto connosco.
7.4 Diligência na entrega
7.4.1. O utilizador deverá atestar que o pacote foi entregue no ato da entrega de forma inviolável, sendo que caso não se encontre em bom estado, é importante proceder à recolha de fotos para a sua avaliação posterior e competente reclamação junto da empresa de transporte.
7.4.2. Se o cliente detetar alguma anomalia no produto, deverá indicá-lo no recibo de entrega e comunicar à FRI através dos nossos contactos.

8. Devolução e Direito de Troca ou de Desistência

8.1. Devolução por defeito de fabrico
8.1.1. Todos os produtos oferecidos através do nosso site são originais e provêm dos respetivos fornecedores autorizados em território nacional. O período de garantia é de 2 anos desde a receção do produto, sendo esta garantia prestada pelo Fornecedor.
8.1.2. Tendo em consideração que o nosso site comercializa produtos que têm um período de vida/utilização tipicamente inferior aos 2 anos, entender-se-á, salvo prova em contrário, que os produtos estão de acordo com o contrato de compra sempre que cumpram todos os requisitos que são mencionados de seguida:
a) estejam de acordo com a descrição efetuada pelo vendedor e possuam as características de produto apresentadas pelo vendedor ao utilizador;
b) estejam aptos para a utilização a que se destinam produtos do mesmo tipo;
c) apresentem a qualidade e características habituais de um produto do mesmo tipo que o consumidor e utilizador possam fundadamente esperar, de acordo com a natureza do produto.
8.1.3. Os clientes da FRI beneficiam da garantia dada pelos distintos fabricantes de cada um dos artigos. Os defeitos ou imperfeições derivados de uma incorreta utilização ou manipulação do material ou o desgaste produzido pelo uso do mesmo, não estão incluídos nesta garantia.
8.1.4. No período de garantia, o utilizador poderá devolver à FRI qualquer produto que apresente defeito de fabrico. Para formalizar a devolução, o utilizador deverá contactar com a FRI para formalizar a reclamação, indicando o produto ou produtos objeto da devolução, a informação detalhada dos defeitos encontrados nos mesmos e anexando a fotografia. Após receber esta comunicação, a equipa de atendimento ao cliente da FRI irá gerir a gestão do produto defeituoso, assegurando ao utilizador o seu célere tratamento.
8.1.5. Em caso de produto defeituoso, a FRI procederá, de acordo com o necessário, à sua reparação, substituição ou resolução do contrato (pela ordem aqui indicada), ações que serão gratuitas para o cliente. O cliente deverá informar o vendedor da falta de conformidade do produto desde que teve conhecimento da mesma.
8.2. Direito de livre resolução de contrato
8.2.1. O cliente dispõe de um prazo de catorze dias seguidos, a partir da data da entrega dos bens, para proceder a devolução da sua encomenda, sem necessidade de indicar o motivo, de acordo com o disposto no artigo 10º/1 do DL nº 24/2014 de 14 de fevereiro.
8.2.2. Cada produto a devolver deverá encontrar-se no seu estado original, sem qualquer utilização prévia anterior e com todas as etiquetas e embalagens intactas e, se for o caso, demais elementos acessórios originais que façam parte integrante do mesmo. Se o utilizador não se proceder à devolução do produto com estes sinais originais, a FRI reserva-se o direito de recusar a devolução.
8.2.3. Uma vez recebido o produto, a FRI procederá à devolução dos valores pagos correspondentes e pela mesma forma recebida, com a maior brevidade possível e, em todo o caso, dentro do catorze dias seguintes à receção do produto nos armazéns da FRI.

9. Propriedade intelectual e industrial

9.1. Todos os direitos sobre o conteúdo, desenho e código fonte deste site e, em especial, com carácter enunciativo e não limitativo, sobre as fotografias, imagens, textos, logotipos, desenhos, marcas, nomes comerciais, dados que se incluem no site e quaisquer outros direitos de propriedade intelectual e industrial, são da titularidade da FRI, a quem corresponde o exercício exclusivo dos direitos de exploração dos mesmos, ou, se for o caso, a FRI dispõe de licença ou autorização por parte dos autores, e encontram-se protegidos pela lei Portuguesa, ao abrigo do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos, do Código da Propriedade Industrial e demais legislações aplicáveis, bem como por tratados internacionais, copyrights ou marcas registadas.
9.2. A FRI não concede nenhuma licença ou autorização de uso de nenhuma classe sobre os seus direitos de propriedade intelectual e industrial ou sobre qualquer outra propriedade ou direito relacionado com o nosso site, e em nenhum caso se entenderá que o acesso e navegação do utilizador implica uma renúncia, transmissão, licença ou cessão total nem parcial dos referidos direitos por parte da FRI.
9.3. Qualquer uso desses conteúdos não autorizados previamente por parte da FRI será considerado incumprimento grave dos direitos de propriedade intelectual ou industrial e dará lugar às responsabilidades legalmente estabelecidas.

10. Responsabilidade

10.1. A FRI não outorga nenhuma garantia nem se torna responsável, em nenhum caso, pelos danos ou prejuízos de qualquer natureza que possam derivar do acesso ou uso dos produtos ou dos conteúdos do nosso site. Entre outras, e a título enunciativo e não limitativo, a FRI não se responsabiliza pelas seguintes consequências:
10.1.1. perda, dano, retenção, atraso na entrega da encomenda por causas fortuitas, força maior ou por atos atribuídos ao utilizador.
10.1.2. falta de disponibilidade, manutenção e funcionamento efetivos do nosso site e/ou dos serviços ou conteúdos, excluindo-se, na máxima medida permitida pela legislação vigente, qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de qualquer natureza que possam dever-se à falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site, como, por exemplo, erros ou atrasos no acesso ao site por parte do utilizador no momento de introdução dos seus dados no formulário de encomenda, a lentidão ou impossibilidade de receção por parte dos destinatários da confirmação de encomenda ou qualquer anomalia que possa surgir e que seja alheia à boa-fé da FRI.
10.1.3. falta de utilidade do nosso site ou os conteúdos para qualquer serviço.
10.1.4. conteúdo de outros sítios na Internet aos quais possam ser dirigidos links colocados no nosso site.
10.1.5. existência de vírus, programas maliciosos ou lesivos no nosso site.
10.1.6. uso ilícito, negligente, fraudulento, contrário aos presentes Termos e Condições ou à boa-fé, do nosso site ou dos seus conteúdos, por parte dos utilizadores, incluindo qualquer infração dos direitos de propriedade intelectual e/ou industrial da FRI ou de terceiros.
10.2. Em todo o caso, a FRI compromete-se a solucionar os problemas que possam surgir e a oferecer todo o apoio necessário ao utilizador para chegar a uma solução rápida e satisfatória da incidência. A responsabilidade da FRI perante qualquer reclamação entender-se-á, de qualquer forma, limitada à restituição do valor pago pelo utilizador pela aquisição do produto ou contratação do serviço. Neste sentido, e na mais ampla medida permitida pela legislação vigente, a FRI declina qualquer responsabilidade por danos indiretos, e em particular, não assume responsabilidade por perda, dano, reclamação, responsabilidade, gasto, penalidade, dano emergente, lucro cessante ou outro conceito, seja ele qual for ou independentemente de quando se tenha produzido.

11. Modificações

11.1. A informação que consta no nosso site é a vigente à data da sua última atualização. A FRI reserva-se o direito de atualizar, modificar ou eliminar a informação deste site, assim como os presentes Termos e Condições, a política de privacidade ou qualquer outra informação. A entrada em vigor das modificações dos Termos e Condições produzir-se-ão imediatamente, desde o momento da sua publicação no site.

12. Informação Geral

Como posso obter informação sobre um produto?
12.1. Se tiver alguma dúvida sobre os produtos, necessitar de recomendação ou ajuda relacionada com o nosso website, não hesite em contactar-nos através dos canais:
• Mensagem eletrónica: friautomoveis@hotmail.com
A nossa equipa irá responder-lhe no prazo máximo de 48h úteis. No caso de recomendação técnica, os tempos de resposta poderão ser superiores.
Tenho de efetuar o registo de cliente para fazer uma encomenda?
12.2. Não é necessário efetuar o registo de cliente para efetuar uma encomenda na nossa loja online. No entanto, para que possa usufruir de todos os benefícios de encomendar na nossa loja online, recomendamos que efetue o registo.
Esqueci-me da minha password
12.3. Para recuperar a password referente à sua conta de cliente, poderá solicitar uma nova password através do link de recuperação da página de login/registo.
Não recebi o e-mail de confirmação da minha encomenda.
12.4. Caso não tenha recebido o e-mail de confirmação da sua encomenda da nossa loja online, recomendamos que verifique a pasta SPAM/Lixo Eletrónico da sua caixa de correio eletrónica.
Se verificar que não recebeu o e-mail de confirmação da sua encomenda no prazo de 1h, poderá entrar em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente para verificarmos se a encomenda foi registada corretamente no nosso sistema, ou se poderá ter ocorrido algum erro, nomeadamente falha nos nossos servidores ou erro na introdução do seu endereço de correio eletrónico.
Efetuei uma encomenda, como devo proceder para a cancelar?
12.5. Poderá fazê-lo por telefone ou email a fim de solicitar o cancelamento da encomenda. Notando que o cancelamento da encomenda apenas é possível antes de efetuar o pagamento. Isto é, apenas caso escolha como método de pagamento Referência Multibanco ou Transferência Bancária e escolher nunca proceder ao pagamento através dos dados que lhe são enviados.
Tenho uma dúvida que não se encontra nesta lista.
12.6. À medida que formos recebendo dúvidas e questões dos nossos clientes, vamos atualizando esta área do site. Se tem questões específicas que gostaria de ver esclarecidas, por favor, contacte-nos por email: friautomoveis@hotmail.com.

13. Nulidade e Eficácia das Cláusulas Contratuais

Se qualquer cláusula incluída nos presentes Termos e Condições fosse declarada, total ou parcialmente, nula ou ineficaz, essa nulidade ou ineficácia afetará apenas a referida disposição ou a parte da mesma que seja considerada nula ou ineficaz, subsistindo o resto das cláusulas e ficando sem efeito a tal cláusula, ou parte da mesma afetada.

14. Lei aplicável

Aos Termos e Condições apresentados é aplicável a lei portuguesa.

15. Competência para Dirimir Litígios de Consumo

15.1. Em caso de litígio de consumo, definido nos termos do disposto na Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, o consumidor pode recorrer à entidade de resolução alternativa de litígios de consumo competente.
15.2. Sem prejuízo do disposto na legislação, nos estatutos e nos regulamentos a que as entidades de resolução alternativa de litígios de consumo se encontram vinculadas, considera-se competente para dirimir o litígio de consumo, a entidade de resolução alternativa de litígios de consumo do local da celebração do contrato de compra e venda do bem ou da prestação de serviços ou em alternativa a entidade de resolução alternativa de competência especializada, caso exista para o setor em questão.
15.3. Caso não exista entidade de resolução alternativa de litígios com competência no local da celebração do contrato ou a(s) existente(s) não se considere(m) competente(s) em razão do valor deste, o consumidor pode recorrer ao Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, sito em Lisboa, com o endereço eletrónico: cniacc@unl.pt e disponível na página http://www.arbitragemdeconsumo.org. Mais informações em “Resolução Alternativa de Litígios de Consumo “.